domingo, 5 de fevereiro de 2012

 

                                      Mutilação Genital Feminina
                                              (MGF)

    A Mutilação Genital Feminina, termo que descreve esse ato com maior exatidão, é vulgarmente conhecida por Circuncisão Feminina É uma pratica realizada em vários países principalmente da África, da Península Arábica e em zonas da Ásia.

 É realizado por certos grupos étnicos e consiste em remover uma maior ou menor parte dos lábios – as dobras macias de pele em redor da vagina – e o clítoris da mulher ou de uma menina. O clítoris corresponde ao pênis do homem.
    Existem quatro tipos de Circuncisão Feminina:
  1. As de primeiro grau- consiste na remoção da parte superior do clítoris, isto é, semelhante à circuncisão masculina.

  2. As de segundo grau- consiste na remoção completa do clítoris e parte dos pequenos lábios.

  3. As de terceiro grau- consiste na remoção completa do clítoris e dos pequenos e grandes lábios.

  4. As de quarto grau ou infibulção- que consiste em suturar os dois lados da vulva após a remoção do clítoris e dos pequenos e grandes lábios. É deixado um pequeno orificio para a menstruação.
    A partir do segundo grau, estamos falando em mutilação. Problemas graves de saúde podem ser causados pela excisão, especialmente durante o parto.
    A idade da circuncisão varia de acordo com o grupo étnico. Pode ser desde os sete dias de idade até quando se dá à luz pela primeira vez. Geralmente são as mulheres mais velhas que se encarregam deste ritual. Usam objetos afiados como facas, lâminas de barbear ou certas plantas.

                  

    O objetivo principal é manter a mulher em submissão ao homem. A circuncisão impede a mulher de desfrutar do sexo na sua totalidade e sendo assim, as mulheres têm uma vida sexual de completa resignação. São mais dóceis porque sentem menos prazer. No caso da infibulação, é para garantir a fidelidade da mulher. Na verdade, cada vez que o marido sai em viagem ele realiza a infibulação e no seu retorno ele ‘rasga’ os pontos.
   Mas existem várias complicações como as:
Imediatas…
·      sangramento grave, às vezes resultando em morte
·      ferimentos causados a órgãos vizinhos como a uretra e recto
·      infecção devido à falta de higiene, sendo a mais séria o tétano.

Posteriores…
·      dores severas durante as relações sexuais
·      problemas sexuais, pois a mulher não sente desejo nem prazer
·      infecções vaginais repetidas
·      fístula.


Fonte: http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+21-30/Passo+a+Passo+24/Circuncis%C3%A3o+feminina+O+que+devemos+pensar.htm

Joana Patrícia Simões Duarte     Nº21

Sem comentários:

Enviar um comentário