quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Papel da Mulher em África


   Em África a mulher tem a obrigação de ser "tudo", tem que cuidar dos filhos, ou seja, encontrar alimentos, acartar água, encontrar lenha, preocupar-se com a roupa e o agasalho, e etc.
   A mulher tem também que zelar pela família, quando existe seca ou da guerra, tem o encargo de tratar dos idosos, olhar pelas crianças e fugir com todos, quando a desgraça atinge os povos, é também ela que
sustenta, que orienta e que se responsabiliza pelos seus, embora saiba sempre ouvir a opinião dos mais velhos, só porque respeita a velhice e escuta as razões do marido, só porque a tradição faz dele o chefe de família.
   Apesar da mulher ter um tantas obrigações, ela é discriminada pois é-lhe negada a igualdade de direitos à herança, propriedade, custódia e guarda dos filhos, e encontram-se subjugadas pelos
maridos. As mulheres têm um acesso desigual e limitado à educação, saúde, justiça e vida pública.
   A violência continua a fazer com que as mulheres sejam vitimas tanto na esfera pública como privada por todo o continente africano. As mulheres são vítimas de violência doméstica e sexual, práticas tradicionais nocivas, como é o caso da mutilação genital, ritos de viuvez, sucessão da esposa, casamento forçado e precoce. Em vários países, a recente  escalada  de violência política tem essencialmente vitimado as mulheres. Em   períodos   de conflito armado, as mulheres são normalmente as primeiras a sofrer, principal com a violência sexual que é utilizada como arma de guerra. 




Filipa Sampaio

Sem comentários:

Enviar um comentário