quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Imigração Clandestina

Imigração ilegal ou imigração clandestina refere-se à imigração para além das fronteiras nacionais com a violação de leis de imigração do país de destino. Segundo essa definição, um imigrante em situação ilegal é tanto um estrangeiro que atravessou ilegalmente uma fronteira política internacional, seja por terra, água ou ar, tanto quanto um estrangeiro que tenha entrado legalmente num país, mas permaneceu no país após o vencimento do visto.
Uma das razões para a imigração ilegal é a de escapar a uma guerra civil ou repressão no país de origem, como perseguição religiosas, assédio moral, opressão, genocídio ou uma ditadura.

Imigração clandestina por mar em Portugal sobe 19 por cento
A imigração clandestina por via marítima em Portugal está a aumentar. No ano passado, em 18.732 embarcações fiscalizadas, foram instaurados 106 processos por auxílio à imigração ilegal. De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) transcritos para o Relatório de Segurança Interna, este acréscimo representa um aumento de 19 por cento em relação ao ano anterior. "Os casos de clandestinos em embarcações são quase diários em Portugal. A diferença entre a actualidade e o que se passava, por exemplo, há seis ou sete anos, é que agora surgem cada vez mais grupos, enquanto dantes havia, sobretudo, pessoas que viajavam isoladamente. Isso pode demonstrar que as redes de auxílio à imigração ilegal estão, de forma organizada, a escolher Portugal como zona de actuação", disse ao PÚBLICO um inspector do SEF especializado na fiscalização marítima.



http://www.imigrante.pt/noticias/95.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_clandestina


Ricardo Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário