domingo, 22 de janeiro de 2012

LEI DA OFERTA E DA PROCURA


MERCADO


Com o passar do tempo o conceito de mercado evoluiu. Antes era o local, como o mercado do milho e do trigo (Chicago Broad Trade) e o mercado de petróleo (New York Mercantil Exchange), no entanto, neste momento, mercado é qualquer situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transaccionar, ou seja, simboliza todo o tipo de compras e vendas.
Existem diversos tipos de mercado, isto é, diversas formas de comprar e vender produtos, como por exemplo o mercado por telefone.



PROCURA INDIVIDUAL/ PROCURA AGREGADA

A quantidade procurada individualmente designa as unidades dos bens e dos serviços que os compradores desejam adquirir num determinado momento, tendo em atenção preço do próprio bem, o preço dos bens substitutos e dos complementares, o rendimento que dispõem e as suas preferências. A procura agregada é a soma das quantidades procuradas individualmente para cada nível de preço.

Dois bens são substitutos entre si se for possível a sua substituição para satisfação da mesma necessidade (por exemplo a manteiga e a margarina, o café e a cevada). Dizem-se complementares se a satisfação de determinada necessidade se processar melhor quando foram consumidos os dois bens em simultâneo (por exemplo o carro e a gasolina ou o fogão e o gás).


BENS INFERIORES

Dizem-se bens inferiores, aqueles cujo preço é mais rentável e o consumo é maior com o aumento dos rendimentos.


 LEI DA PROCURA

Esta lei diz-nos que a quantidade procurada de um bem aumenta quando o preço do bem diminui.




A curva da procura traduz a relação existente entre os preços e as quantidades procuradas de um bem, serviço ou capital.




LEI DA OFERTA

Esta lei diz-nos que a quantidade oferecida de um bem aumenta quando o preço do bem aumenta.




 A imagem ao lado representa uma curva da oferta.






Catarina Bordalo

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