Somália
Tem uma população estimada de 9,9 milhões de pessoas: cerca de 85% são da etnia somali. Estas estimativas são difíceis de ajustar, devido à complicada situação política do país e também à natureza nómada de muitos dos seus habitantes. A taxa de crescimento da população somali é uma das mais elevadas na África e no Mundo.
É um dos países mais pobres do planeta, tendo relativamente poucos recursos naturais. A economia é excessivamente agrícola, pouco industrializada, sendo que as indústrias mais predominantes são a de refinação de açúcar e a têxtil. 65% do seu PIB vem da agricultura, contra 25% de serviços e 10% da indústria.
A maior parte da economia foi devastada na Guerra Civil Somali. Depois da guerra, a Somália teve uma grande comunidade de refugiados fora do país, uma das maiores da África.
As línguas oficiais da Somália são o somali e o árabe. O inglês e o italiano são classificados como "segundas línguas" pelo governo de transição somali. O somali é classificado como "primeira língua" pelo povo somali, o grupo étnico mais populoso do país.
Alfabetização (pessoas com 15 anos de idade ou mais que sabem ler e escrever):
- Da população total: 37,8%
- Homens: 49,7%
- Mulheres: 25,8% (estimativas de 2oo6)
Constança Bandeira
Sem comentários:
Enviar um comentário