quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos, em desenvolvimento  e subdesenvolvidos. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades sub nacionais como estados, cidades, aldeias, etc.
O IDH surge no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  e no Relatório de Desenvolvimento Humano. Estes foram criados e lançados pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq em 1990 e teve como objetivo explícito: "Desviar o foco do desenvolvimento da economia e da contabilidade de renda nacional para políticas centradas em pessoas." Haq tinha certeza de que uma medida simples, composta pelo desenvolvimento humano, seria necessária para convencer a opinião pública, os académicos e as autoridades políticas de que podem e devem avaliar o desenvolvimento não só pelos avanços económicos, mas também pelas melhorias no bem-estar humano. Haq convenceu de que apenas um número único chamaria a atenção das autoridades para a concentração económica do bem-estar humano.

IDH usa três índices como critério de avaliação:
  • Índice de educação - para avaliar a dimensão da educação o cálculo do IDH considera dois indicadores. Primeiro taxa de alfabetização e em segundo taxa de escolarização;
  • Longevidade - o item longevidade é avaliado considerando a expectativa de vida ao nascer ;
  • Renda - A renda é calculada tendo como base o PIB per capita (por pessoa) do país.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idh

Carla Gonçalves 


Sem comentários:

Enviar um comentário