terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Adeus, Lenin! Uma crítica genial à burocracia e ao capitalismo


Apresentando pela grande imprensa como uma crítica ao comunismo e uma sátira ao fim das ideologias, o filme, na verdade, é uma impressionante crítica ao estalinismo e à reconstrução do capitalismo na ex-Alemanha Oriental.








A situação absurda serve para expor o não menos absurdo mundo dirigido pela burocracia estalinista: o racionamento permanente, a falsificação da história, a censura, a falta de liberdades democráticas, etc.

Mas não só isso. O diretor também desmascara as mazelas impostas pela reintrodução do capitalismo na Alemanha Oriental: a filha universitária torna-se atendente de um fast-food, o desemprego cresce, a assistência social desaparece e ex-burocratas tornam-se corruptos capitalistas.

Longe de ser uma contundente defesa do socialismo (há uma certa tendência anarquista), o filme é um empolgante ataque àquilo que a burocracia e o capitalismo têm de pior.
     O filme de Wolfgang Becker alcançou a impressionante marca de 6 milhões de espectadores e amealhou boas críticas de jornalistas, especializados ou não, e de setores da esquerda ou da direita.



João Simões
Fonte:
www.pstu.org.br

1 comentário:

  1. Baixar o Filme - Adeus, Lênin! - [Good Bye, Lenin!] - http://mcaf.ee/banqh

    ResponderEliminar