terça-feira, 27 de setembro de 2011

Praça Tian’anmen


A Praça de Tian'anmen, em Pequim, é o símbolo da Nova China. É a segunda maior praça do mundo, com uma área total de 440.000 metros quadrados.
   Serviu de palco na Revolta da Praça de Tian'anmen, mais conhecida como Massacre da Praça da Paz Celestial, constituído por uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de Abril e 4 de Junho de 1989. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas económicas na China tinham sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam a dificultar as suas vidas. O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang (líder da República Popular da China).
As estimativas das mortes civis variam:
·         400 a 800 (segundo o jornal estadunidense The New York Times);
·         2 600 (segundo informações da Cruz Vermelha chinesa);
·         sete mil (segundo os manifestante).
O número de feridos é estimado em torno de sete mil e dez mil, de acordo com a Cruz Vermelha.
   O governo Chinês expulsou a imprensa estrangeira e controlou completamente a cobertura dos acontecimentos na imprensa chinesa. A repressão do protesto pelo governo da República Popular da China foi condenada pela comunidade internacional.
   No dia 5 de Junho, um jovem solitário e desarmado invade a Praça da Paz Celestial e anonimamente faz parar uma fileira de tanques de guerra. O fotógrafo Jeff Widener, da Associated Press, registou o momento e a imagem ganhou os principais jornais do mundo. O rapaz, que ficou conhecido como "o rebelde desconhecido", foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX e a sua identidade e o seu paradeiro são desconhecidos até hoje.

constança bandeira

1 comentário:

  1. Relativamente ao rebelde desconhecido penso que a sua atitude foi extraordinária na medida em que um gesto simbólico conseguiu demover um povo e tentar a mudança que o país tanto necessitava e continua a necessitar !Foi um momento que teve muito sentido de oportunidade ao ser registado .
    joana c duarte

    ResponderEliminar